sábado, 14 de outubro de 2023

O Homem das Novidades (The Cameraman, 1928)

 
O Homem das Novidades (The Cameraman, 1928). Dir: Edward Sedgwick e Buster Keaton. A HBO Max tem umas joias escondidas no catálogo, como este filme mudo de Buster Keaton de 1928. Curioso que um filme com 95 anos esteja ao lado de "Euphoria" ou "Game of Thrones", mas... (também achei o filme inteiro no YouTube
).

Confesso que demorei uns minutos para me "aclimatar" a um filme mudo, com trilha de órgão e legendas explicativas mas, passando por isso, "The Cameraman" é até bastante moderno. Buster Keaton, famoso comediante que nunca sorria, interpreta um fotógrafo que tira retratos pelas ruas. Um dia ele se apaixona por uma moça, Sally (Marceline Day) e a segue até o setor de cinejornalismo da MGM. Lá ele vê os cinegrafistas chegando da rua com as imagens do dia e, para impressionar a moça, resolve comprar uma câmera de cinema (daquelas ainda com manivela). É quase uma versão cômica de "O Abutre", hehe. Keaton sai pela cidade à procura de imagens que possam ser vendidas à MGM. Eu poderia jurar que este filme foi baseado no clássico russo "Um Homem com uma Câmera", de Dziga Vertov, mas o filme de Keaton foi lançado um ano antes.

Há algumas piadas simples misturadas com sequências interessantes, como quando Keaton leva a garota até uma piscina pública, ou quando ele joga baseball sozinho no estádio dos Yanks. Famoso pela comédia física, Keaton corre pelas ruas de Nova York, pula de um ônibus em movimento e, quase 25 anos antes que Gene Kelly, sai feliz pelas ruas, na chuva, depois de receber um beijo da garota. Há um movimento de câmera em um cenário bem impressionante quando vemos Keaton descer e subir as escadas de um prédio, cortado lateralmente, para atender ao telefone.

O filme é curto (uma hora e quinze) e bastante movimentado. O final é engraçado e tem um "plot twist" envolvendo um macaco amestrado (sim). Disponível na HBO Max.

Nenhum comentário: