terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Indomável Sonhadora

O cenário em que se passa "Indomável Sonhadora" (o sul dos Estados Unidos) e o ponto de vista adotado para mostrá-lo (o de uma garota de seis anos) passam a impressão de que estamos assistindo a algum filme de ficção científica distópico, estilo Mad Max. Trata-se, porém, do mundo contemporâneo, representado por uma pequena comunidade que vive em extrema pobreza em uma região conhecida como "Banheira", na Louisiana. Lá vive uma garota chamada Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) e seu pai Wink (Dwight Henry), um alcoólatra que tem uma doença incurável; ele cuida da garota desde que a mãe dela foi embora. Uma grande tempestade se aproxima da região e quase todos se mudam para áreas mais altas além do dique, mas Wink, Hushpuppy e um punhado de vizinhos resolvem enfrentar a natureza. A chuva vem, inunda ainda mais a "Banheira" e os sobreviventes tem que pescar peixes, crustáceos e qualquer outra coisa que conseguirem encontrar para comer. No alto, helicópteros da Defesa Civil procuram por sobreviventes, mas eles se recusam a sair.

O filme é visto do ponto de vista fantástico de Hushpuppy, que gosta de escutar o som do coração dos animais e tem visões de grandes bestas pré-históricas que vagam pela região. O filme foi escrito e dirigido por Benh Zeitlin, que adaptou a peça de Lucy Alibar. A garota, com o nome impronunciável de Quvenzhané Wallis, é realmente boa atriz, mas há muitos "truques" que fazem sua interpretação melhor do que realmente é. Grande parte do tempo, por exemplo, apenas vemos a garota andando de um lado para o outro, ou olhando para a câmera, pensativa. É uma narração em off que cria emoções e traz significados para os olhares da menina. Os americanos ficaram impressionados o suficiente para indicá-la, aos nove anos de idade, ao próximo Oscar de Melhor Atriz. "Indomável Sonhadora" é um filme independente, feito em 16mm por pouco mais de um milhão de dólares, e foi ganhando fama nos festivais pelos quais passou. Sua mistura de pobreza com fantasia infantil conquistou os críticos e o filme também foi indicado aos Oscars de Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Melhor Diretor. "Indomável Sonhadora" é o "Ou Tudo ou Nada" (filme de baixo orçamento de 1997 que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, competindo com a superprodução "Titatic") de 2012.

O filme é lento e, apesar de ter uma proposta aparentemente "social", não tem muito compromisso com a realidade. Cenas bastante poéticas são intercaladas com planos discutíveis ou apelativos. "Indomável Sonhadora", o patinho feio do Oscar 2013, é interessante, mas não é para todos os gostos.

Nenhum comentário: