segunda-feira, 10 de junho de 2013

As trilhas de Star Trek

Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, como eu conheci na infância) nasceu na televisão americana em 1966, criada por Gene Roddenbery. A série teve apenas três temporadas, mas marcou época. A trilha sonora da abertura, agora clássica, foi composta por Alexander Courage.

 

Em 1979, Star Trek foi para a tela grande em "Jornada nas Estrelas - O Filme", com direção do veterano Robert Wise. A trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith. O tema, espetacular, foi reaproveitado na série de TV "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração", que foi ao ar de 1987 a 1994. Goldsmith também faria a trilha sonora de "Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final", em 1989, e mais três filmes da "Nova Geração".




Em 1982 foi lançado o filme "Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan", que teve a trilha composta por James Horner. A mesma trilha foi usada novamente em "Jornada nas Estrelas III - À Procura por Spock".

 

 Em 1986 foi lançado o quarto filme de Star Trek nos cinemas, "Jornada nas Estrela IV - A volta para casa", com direção de Leonard Nimoy e trilha de Leonard Rosenman. O filme é muito divertido, mas o tema de Rosenman, em minha opinião, é o mais fraco de todos os compostos para TV e cinema.




"Jornada nas Estrela VI - A Terra Desconhecida", lançado em 1991, contou com a trilha sonora de Cliff Eidelman, que se baseou bastante no concerto "Os Planetas", de Gustav Holst.




"Jornada VI" foi o último filme de cinema a contar com o elenco original da série clássica. Quatro filmes foram feitos com os atores da "Nova Geração", com trilhas sonoras de Denis McCarthy e Jerry Goldsmith.

Em 2009, Star Trek passou por um "reboot" nas mãos do diretor J.J. Abrams, que trouxe seu compositor habitual Michael Giacchino. Giacchino criou um tema novo bastante original e vigoroso, que, depois de "Star Trek", foi repetido em "Além da Escuridão - Star Trek".



Câmera Escura

Nenhum comentário: