sábado, 22 de junho de 2013

Universidade Monstros

Mike Wazowski e James Sullivan estão de volta. Doze anos depois de estrelarem o filme da Pixar "Monstros S.A.", a dupla retorna às telas em uma animação que os mostra durante a adolescência, quando eram universitários. Mike (voz original de Billy Crystal) sonhava em ser um "assustador" desde criança, quando foi visitar a "Monstros S.A." em uma excursão da escola. Um "assustador" é um monstro cuja profissão é entrar no quarto das crianças durante a noite e lhes dar um susto. O grito gera a energia que alimenta o mundo em que vivem Mike, Sullivan e milhares de outros monstros.


O problema é que Mike é pequeno, parece uma bola de ping-pong e, o maior dos pecados, não tem nada de assustador. Ao contrário de Sullivan (voz original de John Goodman), que é um monstro alto, cheio de dentes afiados e com um forte rosnado. Os dois se conhecem na "Universidade dos Monstros" e, ao contrário do que se poderia imaginar, não são amigos à primeira vista. Mike é obstinado e tenta compensar seus defeitos com muito estudo e dedicação. Já Sullivan, ao contrário do monstro competente que conhecemos, é um jovem desleixado, que acha que tem a vida ganha por vir de uma nobre família de "assustadores". Os dois são expulsos da aulas pela cruel diretora Hardscrabble, mas Mike tenta voltar ao curso se inscrevendo em um concurso de sustos.

É curioso que, mesmo sendo um filme voltado às crianças, o roteiro seja totalmente baseado na vida universitária americana. Por exemplo, os melhores alunos são disputados por diversas "fraternidades" diferentes; "fraternidades" são uma espécie de sociedades fechadas que servem como grupos de "farra", de estudo ou esportes. Sullivan é recrutado por uma fraternidade formada por monstros da elite, enquanto que Mike entra para um grupo de "nerds". Para a competição de monstros, no entanto, Mike e Sullivan acabam juntando forças, por necessidade, e se tornam amigos.

O filme não tem o mesmo charme do original, nos bons tempos da Pixar, mas é bastante divertido. Faz falta o papel da garota "Boo", protegida por Sullivan no outro filme, que dava um ar humano e doce ao  personagem dele. Neste episódio, porém, a estrela é realmente o pequeno Mike Wazowski, que ensina Sullivan o poder da determinação. Visto no Topázio Cinemas, em Campinas.





Nenhum comentário: