domingo, 2 de junho de 2013

Além da Escuridão - Star Trek

Impossível falar sobre este filme sem comentar detalhes na trama. Assim, AVISO DE SPOILERS feito. Não leia o texto antes de ver o filme, esteja avisado.

"Além da Escuridão- Star Trek" é o segundo filme da nova fase da milionária franquia da Paramount. Star Trek é um fenômeno só comparável com Star Wars, de George Lucas, e tem uma legião de seguidores tão grande (e tão fanática) quanto. Após várias séries cultuadas na televisão e diversos filmes no cinema estrelados pelas tripulações originais da nave Enterprise (velha e nova gerações), a franquia ganhou sangue novo em 2009 com a vinda do diretor J.J. Abrams, menino prodígio da TV responsável pelas séries "Alias" e "Lost". O "Star Trek" de Abrams foi muito bem sucedido e, apesar da gritaria de alguns fanáticos, conseguiu recuperar muito bem a famosa "química" que fez o sucesso da série original, com atores novos representando os papéis do Capitão Kirk (Chris Pine), Sr. Spock (Zachary Quinto, de "Margin Call"), Dr. McCoy (Karl Urban), Uhura (Zoe Saldana), Scotty (Simon Pegg, de "Missão Impossível: Protocolo Fantasma"), Chekov (Anton Yelchin) e Sulu (John Cho). O filme contou até com a benção de Leonard Nimoy, o Sr. Spock original, que fez uma aparição especial.


A Enterprise retorna em um filme mais pesado e (um pouco) mais sério. Enquanto o primeiro filme criou uma "realidade alternativa" que deu margem à criação de diversos conceitos originais e um sopro de ar fresco à série, esta continuação é mais como um espelho colocado diante dos filmes originais do cinema, particularmente "Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan" (Nicholas Meyer, 1982). É, ao mesmo tempo, uma homenagem, uma paródia e um plágio do filme original. A decisão é discutível, pois cenas já clássicas (e emocionantes) como a morte do Sr. Spock, que se sacrificava para salvar a Enterprise e a tripulação no final de "A Ira de Khan", recebem um novo tratamento nesta versão de J.J. Abrams, embora de forma "espelhada". Papéis são invertidos e falas são repetidas, mas a emoção está longe de ser a mesma. Como homenagem até funciona, mas não teria sido melhor partir para conceitos originais? O vilão Khan, originalmente interpretado por Ricardo Montalban, retorna na pele do competente ator britânico Benedict Cumberbatch ("O Espião que Sabia Demais"), que lhe dá uma roupagem mais contida e fleumática.

Sinal dos tempos (pós 11 de setembro), o roteiro trata Khan como um terrorista que explode um prédio da Federação e mata vários oficiais. O Capitão Kirk (Chris Pine), com o sangue quente de sempre, é incumbido pelo Almirante Marcus (Peter Weller, o Robocop original) de encontrar o terrorista e matá-lo. A missão militar não soa bem para os tripulantes da Enterprise (originalmente uma nave de exploração), principalmente para o Sr. Spock (Quinto). A Enterprise é equipada com dezenas de novos "torpedos fotônicos", trazidos a bordo por uma oficial sexy chamada Carol Marcus (Alice Eve, também britânica, que já foi vista em "Território Restrito", com Harrison Ford). Fãs da série vão se lembrar que Carol Marcus, nos filmes originais, havia tido um caso com o Capitão Kirk e lhe dado um filho, David.O ritmo do filme é acelerado e há diversas cenas de batalhas e lutas corpo a corpo, filmadas de forma confusa por Abrams. O efeito em 3D mais atrapalha do que ajuda em cenas que usam o velho truque de jogar coisas em direção ao espectador.

Nem tudo, porém, são problemas. A direção de arte e os efeitos especiais são muito bem feitos, a Londres futurista vista no início é bastante interessante. Os atores estão à vontade nos papéis e os fãs vão rir das piadas internas e dos duelos verbais entre o famoso trio Kirk/Spock/McCoy (além do novo romance, introduzido no filme anterior, entre Uhura e Spock). A trilha sonora de Michael Giacchino (o melhor compositor desta nova geração) criou um novo tema para Star Trek que é muito bom, além de incorporar notas do tema original de Alexander Courage. "Além da Escuridão" é divertido e, sem dúvida, vai agradar aos fãs (e fanáticos) da franquia. Esperemos que em um próximo episódio, porém, os roteiristas partam para caminhos mais originais. PS: O mundo nerd entrou em curto circuito com a notícia, recentemente, de que J.J. Abrams foi contratado para dirigir o próximo filme de Star WARS, e não de Star Trek. Que a força esteja com você e vida longa e próspera.

Nenhum comentário: