domingo, 30 de julho de 2017

Ruína Azul

Ruína Azul (Blue Ruin, 2013). Dir: Jeremy Saulnier. Ótimo “filme de vingança” feito praticamente na raça por Saulnier, que escreveu, dirigiu e fez a belíssima direção de fotografia. Jeremy Saulnier dirigia filmes comerciais e institucionais de empresas, mas tinha a ambição de dirigir um filme para cinema. Fez uma comédia de terror independente, que não deu em nada, em 2007. Resolveu se tornar câmera e diretor de fotografia de filmes independentes, juntou uma grana com o fundo de pensão próprio e da esposa, ganhou uns trocados em uma campanha no Kickstarter e fez “Blue Ruin” com pouco mais de 400 mil dólares.

O filme é estrelado por Macon Blair, um amigo de infância. Nada disso transparece no filme, que é extremamente bem feito e profissional. “Blue Ruin” acabou indo para o Festival de Cannes onde ganhou um prêmio de crítica. O filme acompanha a vida de Dwight (Macon Blair), que no início vive como morador de rua em uma cidade de praia. Ele dorme em um carro todo enferrujado e vive de restos de comida. Um dia ele fica sabendo que o homem que foi condenado por matar seus pais vai ser solto da prisão, em Virgínia. Dwight empacota suas coisas, põe o carro para funcionar, arruma uma arma e volta à sua terra natal para vingar a morte dos pais.

O que se segue é um suspense sangrento, com toques de humor negro que me lembraram dos irmãos Coen, realista e extremamente bem fotografado. Também me pareceu uma crítica à quantidade de armas que o americano comum tem. Quando tudo for “olho por olho, dente por dente”, restarão apenas cegos e banguelas.



João Solimeo
Câmera Escura

Nenhum comentário: