terça-feira, 10 de agosto de 2021

Mito e Magnata: John DeLorean (Myth & Mogul: John DeLorean, 2021)

 

Mito e Magnata: John DeLorean (Myth & Mogul: John DeLorean, 2021). Dir: Mike Connolly. Netflix. Documentário dividido em três partes (que foi concebido como um longa metragem de 2 horas) sobre John DeLorean, criador do carro que leva seu nome. Com design futurista e portas que abriam como uma espaçonave, o carro ficou famoso como a máquina do tempo do filme "De Volta para o Futuro", e provavelmente você vá ver o documentário por causa disso; a não ser por uma cena no início, porém, o filme não é mais citado.

Quem foi John DeLorean? Um cara bastante complicado; executivo mais jovem da GM, DeLorean deixou um salário de 600 mil dólares por ano para criar a própria empresa, a DeLorean Motor Company. Seu sonho era fazer um carro "futurista", com design arrojado e motor econômico. Recebeu 100 milhões de dólares do governo da Irlanda do Norte para construir o carro em Belfast no final dos anos 1970; os empregos criados pela empresa eram muito bem-vindos pela população local. O problema é que Belfast era uma zona de guerra, com conflitos constantes entre católicos e protestantes, tanques de guerra nas ruas e explosões de bombas. Os trabalhadores não eram especializados mas, contra todas as expectativas, DeLorean conseguiu lançar o carro em apenas dois anos e meio.

Com vários problemas mecânicos, no entanto, o carro não vendeu. Apesar da empresa estar praticamente falida, John DeLorean mantinha o padrão de vida de um magnata, casado com uma modelo muito mais jovem e com gastos exorbitantes. DeLorean acabou envolvido em uma acusação séria de tráfico de drogas, problemas trabalhistas e familiares. A ex-esposa, em depoimento, diz que ele era um "narcisista maldoso". Um jornalista o acusa de roubar invenções e designs de outras pessoas. Há farto uso de imagens da época filmadas pelo lendário documentarista D. A. Pennebaker. Apesar disso, fiquei com a impressão de que o documentário não conseguiu, no final, pintar uma imagem melhor de John DeLorean. O filme parece indeciso se quer mostrá-lo como um gênio não reconhecido ou, na verdade, como um babaca. Tá na Netflix.

Nenhum comentário: