quarta-feira, 30 de novembro de 2022

As Nadadoras (The Swimmers, 2022)

 
As Nadadoras (The Swimmers, 2022). Dir: Sally El Hosaini. Netflix. Incrível história real de duas irmãs que fugiram da Síria em guerra para tentar chegar à Europa em 2015, "As Nadadoras" é uma mistura de filme de guerra, fuga e superação pelo esporte. As irmãs Sara e Yusra Mardini são interpretada por duas irmãs de verdade, Manal e Nathalie Issa, o que traz mais autenticidade à relação das duas. Sara e Yusra nadam desde crianças, por causa da ambição e sonhos do pai (interpretado por Ali Suliman), que havia sido um nadador mas que parou por causa do serviço militar.

Com o início da guerra civil na Síria, as garotas veem colegas sendo mortos todas as semanas em bombardeios; elas decidem tentar fugir para a Alemanha, de onde poderiam (supostamente) trazer o resto da família. A trama é baseada na história real das garotas, que atravessaram grande parte da viagem para a Grécia nadando fora de um pequeno bote lotado de refugiados. A cada ponto da jornada elas encontram pessoas que tanto podem estar tentando ajudar como se aproveitar delas.

(ALERTA DE SPOILERS) O filme é um pouco longo demais e achei que fosse terminar em vários momentos. A chegada à Alemanha não representa o fim da jornada. A jovem Yusra não esqueceu do treinamento de natação e ainda sonha em chegar às Olimpíadas do Rio, em 2016. Não sabia nada sobre a história e foi curioso ver o filme partir da Síria e acabar no Rio de Janeiro (há algumas cenas das olimpíadas recriadas em estúdio). Bom filme. Tá na Netflix.

Nenhum comentário: