quinta-feira, 25 de maio de 2023

Amor e Morte (Love and Death, 2023)

 
Amor e Morte (Love and Death, 2023). Dir: David E. Kelley. HBO Max. Candy Montgomery (Elizabeth Olden) é uma cidadã modelo. Ela é mãe de dois filhos e esposa ideal. Candy canta no coral da igreja e é ativa na comunidade em uma pequena cidade do Texas. Um dia, durante um jogo de vôlei com a congregação, ela se sente estranhamente atraída por um colega da igreja, Allan (Jesse Plemons). Decidida e sem rodeios, ela se aproxima dele e pergunta se ele estaria interessado em ter um caso com ela.

Mais para frente, "Amor e Morte" vai se tornar uma série criminal mas, para mim, a parte mais intrigante é este começo. A minissérie da HBO está mais interessada, aparentemente, em pintar um retrato dessa comunidade americana no final dos anos 1970 do que com o crime e julgamento que vão tomar conta dos capítulos finais. Elisabeth Olsen e Jesse Plemons estão ótimos como pessoas comuns que resolvem ter um caso; o modo como eles lidam com isso é quase científico. Ao invés de partirem direto para a cama, Candy e Allan têm vários encontros que servem para eles pesarem os "prós e contras" de um relacionamento extraconjugal. Eles fazem listas (no topo de uma, está a regra de que eles não podem se apaixonar). Eles conversam sobre como o caso não pode causar sofrimento aos seus respectivos cônjuges. Candy se responsabiliza não só por reservar os quartos de hotel como em preparar o almoço deles. Quando eles finalmente acabam na cama, até a HBO, famosa por cenas de sexo quase explícitas, resolve se comportar e mostra o casal de forma respeitosa.

Há um ditado que diz que quando um homem faz um plano, o Universo dá risada, e claro que todo o planejamento de Candy e Allan acaba dando errado. A coisa se complica de vez quando um machado entra na equação e a série entra para o terreno criminal; os fãs de séries de crime podem então assistir às cenas esperadas de tribunal, advogados gritando "protesto!", provas sendo apresentadas e, no final, um veredito, mas acho que isso é o de menos. A minissérie tem sete capítulos e o último foi disponibilizado hoje na HBO Max.

Nenhum comentário: