domingo, 28 de maio de 2023

Vidas sem Rumo (The Outsiders, 1983)

Vidas sem Rumo (The Outsiders, 1983). Dir: Francis Ford Coppola. Amazon Prime Video. O filme é de 1983, mas parece algum bom melodrama dos anos 1950. O filme de Coppola, visto hoje, parece meio teatral e até piegas, mas o que mais chama a atenção é o elenco: Patrick Swayze, Matt Dillon, C. Thomas Howell, Ralph Machio, Rob Lowe, Diane Lane, Emilio Estevez, Tom Cruise... todos muito novos, vários estreando nas telas.

O filme se passa nos anos 1960 e tem ecos de "Juventude Transviada" (Rebel without a Cause, 1955) e "West Side Story" (1961); jovens de diferentes classes sociais lutam por espaço e relevância em Tulsa, Oklahoma. Os jovens pobres Ponyboy (C. Thomas Howell) e Johnny (Ralph Macchio) são atacados por um grupo de jovens de classe alta; Johnny acaba puxando um canivete e matando um dos jovens ricos. Dallas (Matt Dillon) ajuda os rapazes e os esconde no interior, em uma igreja abandonada.

O filme foi restaurado em 2021 e a imagem da cópia da Amazon está linda. Há uma bela cena em que Howell e Macchio assistem a um nascer do Sol que é muito poética. Como disse, o roteiro às vezes é um tanto piegas e teatral, com personagens citando poesia e a câmera de Coppola exagerando nos closes e nas fusões de imagens. Mas é um filme bonito, que lançou muitos jovens atores e marcou época. Coppola lançaria outro filme em 1983 com Dillon, Diane Lane e Mickeu Rourke, o estilizado "O Selvagem da Motocicleta" (Rumble Fish), feito com praticamente a mesma equipe. Disponível na Amazon Prime Video.

Nenhum comentário: