quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Morreu Michael Crichton

Um post rápido sobre a morte de Michael Crichton. Ele tinha apenas 66 anos e morreu de câncer nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em Los Angeles. De formação médica, Crichton fez fortuna escrevendo best sellers que, invariavelmente, iam parar na telona dos cinemas, fazendo ainda mais dinheiro. É dele o livro "Jurassic Park" que, em 1993, se tornou um dos últimos filmes "for fun" de Steven Spielberg (antes de virar diretor "sério" e ganhar seus Oscar). Coincidentemente, estava folheando o livro esses dias. Crichton tinha um estilo de escrita direto, cheio de termos técnicos que davam alguma credibilidade científica a suas fantasias, como recriando dinossauros via DNA pré-histórico no citado Jurassic Park. Ele também se aventurou no cinema, dirigindo filmes como "Westworld" (1973), uma espécie de pré-Jurassic Park (o mesmo tema do parque de diversões em que tudo dá errado), em que Yul Brynner (de Sete Homens e Um Destino), parodiava a si mesmo. Ele interpretava um caubói andróide que se revoltava contra seus criadores e começava a matar os turistas. Crichton também foi o criador da série televisiva E.R., no ar desde 1994.

3 comentários:

Anônimo disse...

2008 não perdoa. Perdi minha amada Vó, perdemos o Arhtur Clarke, o Paul Newman, o Chefe Brody Roy Sheider,o Charlton Heston , o Stan Wiston e agora o Michael Crichton . E ainda faltam quase 2 meses para este ano acabar.

João Solimeo disse...

Richard Wright do Pink Floyd....quem mais? O diretor Sidney Pollack. O ator Richard Widmark. Este ano está terrível mesmo.

ah... até a Dercy Gonçalves morreu este ano!

João Solimeo disse...

...o diretor Anthony Minghella também. Uau...alguém lembra mais alguém?