domingo, 31 de julho de 2011

O Estudante

Chano (Jorge Lavat) é um homem de 70 anos que, aposentado, bem casado e com a "missão cumprida" na vida, resolve realizar um sonho antigo: voltar a estudar. Uma das filhas diz que ele vai fazer papel de bobo; a outra adora a idéia e o incentiva. Alícia (Norma Lazareno), a esposa, a princípio reluta, mas logo aceita a vontade do marido e o acompanha para fazer a inscrição na faculdade. "Desculpe-me, senhor, mas seu filho tem que vir pessoalmente", diz a garota da recepção.

"O Estudante" é um filme mexicano de 2009 dirigido por Roberto Girault. O que poderia facilmente ter se tornado uma daquelas comédias rasas ou um besteirol americano estilo "De Volta às Aulas" (1986) se revela um filme sensível e inteligente. Girault não tem medo de fazer uma obra descaradamente emocional, mas nunca piegas, e a trama cresce justamente no encontro entre o veterano Chano e os jovens de sua sala de aula. Santiago (Pablo Cruz) logo simpatiza com o velho e o ajuda a se enturmar com a sala. Santiago é apaixonado por Cármen (Cristina Obrégon) e os dois começam a namorar; quando ela hesita em transar com ele, Chano mostra ao rapaz que o amor é algo a ser cultivado e não uma simples busca por prazeres. Marcelo (Jorge Luis Moreno) é um músico que gosta de Alejandra (Siouzana Melikian), mas ela está deslumbrada com um professor mais velho e acaba engravidando dele. É Chano, novamente, que guia o coração dos jovens a, nas palavras da esposa dele, a deixarem de olhar para eles mesmos e ver em volta. Tudo isso é apresentado de forma romanceada, sim, mas o roteiro propõe um modo de ver a vida que, se a princípio parece antiquado, tem muito bom senso.

O filme faz uma inversão na expectativa do espectador; era de se esperar que Chano, de 70 anos, se sentisse totalmente perdido dentro do mundo "moderno" dos jovens. Ele tem muito a aprender, sim, mas é interessante assistir a um filme que valorize a experiência e vivência não só de Chano como de sua esposa. A relação entre os dois é daqueles romances que duram décadas e superam as adversidades. Diante de um mundo cada vez mais individualista e confuso, são os jovens que se voltam para o mais velho em busca de orientação. Há também um paralelismo entre Chano e Dom Quixote de La Mancha, o imortal personagem criado por Miguel de Cervantes. O teatro da faculdade vai fazer uma encenação da obra e é através das palavras de Cervantes que Chano passa para seus colegas ensinamentos sobre coragem, dedicação e amor. "O Estudante" está disponível em DVD e é uma boa pedida.