segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Homem Duplicado

Adam (Jake Gyllenhaal) é professor de História em Toronto, no Canadá. Ele tem um olhar permanentemente triste e dá suas aulas com interesse cada vez menor. A vida sexual com a namorada Mary (Mélanie Laurent, de "Trem Noturno pra Lisboa") é intensa mas, fora da cama, os dois parecem levar a vida no piloto automático. Um dia Adam está assistindo a um filme e repara que um dos atores é muito parecido com ele. Adam faz uma pesquisa e descobre que o ator se chama Anthony; intrigado, Adam entra em contato com Anthony e eles descobrem que são idênticos até o último fio de cabelo. Enquanto isso, uma gigantesca aranha é vista andando pelas ruas da cidade. Sim, uma aranha.

Este é um filme bem peculiar. O roteiro de Javier Gullon é baseado em uma história de José Saramago; o diretor canadense Denis Villeneuve é um mestre em criar suspense, como se pode ver no ótimo "Os Suspeitos" (também com Gyllenhaal). Toronto é mostrada como uma cidade fria, silenciosa e quase desabitada. O ritmo é tão lento que chega a ser sufocante, acompanhado pela trilha de Danny Bensi e Saunder Jurriaans. Anthony, o ator, é casado com Hellen (Sarah Gadon), grávida de seis meses e, de certos ângulos, é bem parecida com Mary, namorada do professor. O espectador é convidado a um jogo de adivinhação cada vez que Jake Gyllenhaal aparece na tela. Estamos vendo Adam ou Anthony? As únicas diferenças entre eles são as roupas e a aliança de casado que Anthony tem no dedo. Em diversas ocasiões, porém, parece que nem mesmo Adam e Anthony sabem quem eles são. (leia mais abaixo)


O clima bizarro lembra um pouco a obra de outro canadense, David Cronenberg, que em 1988 fez um filme bem estranho chamado "Gêmeos - Mórbida Semelhança", em que Jeremy Irons também fazia um papel duplo. Há várias cenas de bons efeitos especiais em "O Homem Duplicado", mas este não é um blockbuster de super heróis. É um bom suspense psicológico em que tentar adivinhar o que está acontecendo nem é tão difícil (e nem faz tanta diferença). A cena final vai ficar na memória por um bom tempo.

Nenhum comentário: