sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Era do Gelo 3

O terceiro “A Era do Gelo” chega na onda de filmes lançados em 3D dos últimos anos. Felizmente, o recurso é utilizado de forma inventiva e muito bem feita e, o que é uma bela surpresa, é acompanhado por um roteiro muito bom, que lembra o primeiro (e ainda melhor) da série. Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, “A Era do Gelo 3” é divertido, bem escrito e tecnicamente impressionante. Após a correria sem sentido do segundo filme, eis um episódio que foca novamente na amizade entre os membros do grupo formado pelo mamute Manny, sua esposa Ellie, o tigre dentes-de-sabre Diego e a preguiça Sid. Além, claro, do personagem do esquilo pré-histórico que, neste episódio, é acompanhado por uma versão feminina, que também está sempre tentando pegar uma noz fujona.

Os mamutes estão esperando um filhote, o que resgata um pouco o sentimento paternal que havia no primeiro filme (por causa do bebê humano que o grupo protegia). Diego, o tigre, se sente posto de lado e pensa em abandonar o grupo. Já a preguiça Sid (que, sinceramente, não sei definir se é macho ou fêmea), inspirada pelo iminente nascimento do filhote de Manny, tem os instintos maternais atiçados quando encontra três grandes ovos em uma caverna escondida. Há cenas muito engraçadas envolvendo Sid e os ovos, principalmente depois que eles chocam e dão à luz três filhotes de tiranossauro, que passam a seguir e imitar Sid. Claro que os filhotes têm uma mãe verdadeira que, gigante na tela 3D, vem buscá-los e os leva, junto com Sid, para um mundo subterrâneo onde moram os dinossauros que não foram extintos. Cabe ao resto do bando ir até lá para resgatá-lo, contando com a ajuda de Buck, uma doninha que perdeu um olho e que é completamente neurótico.

O efeito tridimensional é usado para reforçar as cenas de perseguição e para ampliar o belo mundo subterrâneo encontrado pelo grupo. Há cascatas de lava fervente, florestas tropicais sobrevivendo sob o gelo, plantas carnívoras gigantes, perseguições no lombo de pterodátilos e todo tipo de aventuras que proporcionam uma boa diversão para as crianças, mas que também satisfazem os adultos.


3 comentários:

Ingrid* Swan disse...

Assisti ao filme... e é sem a menor dúvida, mto bom... o melhor dos 3!

Espero até que ganhe oscar de melhor animação! rsrs

*Sim... vou tentar um blog agora... vamos ver no que vai dar ;D huehueh

=***

João Solimeo disse...

O Oscar de animação pelo jeito já tem "dono", o filme "Up", da imbatível Pixar (que é ótima). Mas quem sabe?

Boa sorte com o blog!

Samara disse...

Jãoooo eu não sabia, agora vou ficar por dentro do cinema!
Te add no meu tá? Bjão!