domingo, 21 de fevereiro de 2010

LUNAR

Este ótimo filme de ficção-científica, lamentavelmente, não foi exibido nos cinemas do Brasil, sendo lançado direto em DVD. "Lunar" ("Moon", no eficiente título original) é dirigido por Duncan Jones, filho do cantor David Bowie, e é seu primeiro filme. O clima, design de cenários e roteiro remetem ao clássico maior do gênero, "2001 - Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick. Embora o diretor, em entrevista nos extras do DVD, diz que o filme é "baseado em filmes baseados em 2001".

Em um futuro indeterminado, os problemas de energia da Terra foram solucionados pela coleta, no lado distante da Lua, de Hélio 3, tirado diretamente da areia. Para extrair o gás, a empresa "Lunar" mantém uma base remota operada por um computador chamado Gerty (voz de Kevin Spacey) e apenas um ser humano, sob contrato de trabalho de três anos. Ele é Sam Bell (o ótimo Sam Rockwell) que está a apenas duas semanas do final do contrato. Cansado e solitário, Bell está no limite da sanidade mental após passar três anos sozinho na Lua. Além das tarefas de rotina, ele passa o tempo construindo uma maquete de sua cidade natal, cuidando de plantas, fazendo exercícios e recebendo mensagens em vídeo da esposa Tess (Dominique McElligott) e da filha Eve. Sua única companhia é o computador/robô Gerty, cuja voz calma de Kevin Spacey lembram muito o tom assustadoramente contido de HAL 9000, de "2001". Coisas estranhas começam a acontecer. Sam tem visões de uma garota vestida de amarelo e, mais assustador ainda, de si mesmo em outras situações. Um dia ele sofre um acidente grave fora da base e acorda, são e salvo, na enfermaria da estação, sob os cuidados de Gerty. Mas quem é aquela outra pessoa na sala? Por que ela se parece tanto com ele mesmo?

É complicado falar de "Lunar" sem revelar certos detalhes (o próprio trailer entrega o "segredo" do filme). Basta dizer que Sam Rockwell, auxiliado por algumas fantásticas tomadas de efeitos especiais, tem uma performance extraordinária. Formado em Filosofia, o diretor/roteirista Duncan Jones levanta questões muito interessantes e pertinentes, principalmente no que se relaciona à política de exploração de trabalho das grandes corporações. Também é interessante pensar sobre o que nos torna realmente humanos, e quão confiáveis são nossas lembranças e julgamento de valores. O físico de Sam vai decaindo a olhos vistos conforme seus três anos de "contrato" vão chegando ao final, enquanto o novo responsável pela estação, atônito, assiste a tudo.

O DVD vêm com bons extras detalhando a criação dos efeitos especiais, uma eficiente mistura de computação gráfica moderna com os bons e velhos modelos em escala usados anteriormente no cinema. O filme custou apenas 5 milhões de dólares e foi milimetricamente planejado para caber no orçamento.


3 comentários:

Unidade de Carbono no Palido ponto Azul disse...

Por acaso o DVD que vca assistiu, e´ um DVD normal e não a versão Blue Ray ?

O que tem de extra na versão só DVD ?

Tibério disse...

Finalmente... aguardava por este filme desde o primeiro trailer.

João Solimeo disse...

Então, Tibério, eu também aguardava há bastante tempo. Pena que não saiu nos cinemas.

Ricardo, vi em um DVD normal, alugado na locadora. Os extras incluem making of, explicação dos efeitos especiais, entrevista coletiva em Sundance e na NASA, além de dois áudios de comentários do diretor. Tô com vontade de comprar.