quarta-feira, 5 de maio de 2021

O Banqueiro (The Banker, 2020)

O Banqueiro (The Banker, 2020). Dir: George Nolfi. Apple TV+. A maior atração aqui é ver Samuel L. Jackson e Anthony Mackie juntos (sem ser em um filme da Marvel). Eles interpretam figuras baseadas na história real de dois empresários negros dos anos 1960 que se tornaram donos de alguns bancos no estado do Texas, EUA. Anthony Mackie é Bernard, gênio matemático desde criança que fica rico em Los Angeles como corretor de imóveis. Ele não se esquece das origens no Texas, no entanto, e planeja comprar um banco em sua cidade natal para poder emprestar dinheiro para famílias negras. Bernard se junta ao dono de uma boate chamado Joe Morris (Jackson), que também é dono de várias propriedades na Califórnia e tem dinheiro para bancar o sonho de Bernard.

O problema é que eles são dois americanos negros nos anos 1960, o que os impede até de entrar em um banco no Texas. Assim, eles contratam um rapaz branco, Matt (Nicholas Hoult), para servir de fachada. Há uma longa sequência em que Mackie e Jackson treinam Nicholas Hoult a se portar como um branco rico e que entende de finanças. O filme é tecnicamente bonito, com bela recriação de época e fotografia em película Kodak.

O problema é que por mais que o tema possa ser interessante, fica difícil despertar a atenção para longos diálogos que tratam de regulamentações bancárias ou fórmulas financeiras. Samuel L. Jackson é sempre um prazer de assistir e Anthony Mackie tem carisma de sobra, mas como o personagem dele é quadradinho e fechado, o talento dele é desperdiçado. Vale como bom filme de TV. Lançado pela Apple TV+.
 

Nenhum comentário: