quarta-feira, 19 de maio de 2021

Heróis Modestos (Chiisana eiyû: Kani to tamago to tômei ningen, 2018)

Heróis Modestos (Chiisana eiyû: Kani to tamago to tômei ningen, 2018). Netflix. Coletânea de três curtas-metragens animados japoneses. O primeiro é dirigido por Hiromasa Yonebayashi (de "As Memórias de Marnie", dos Estúdios Ghibli) e conta a história de uns seres pequenos que moram dentro de um córrego da floresta. A animação da água é belíssima e o curta tem uma característica interessante: os personagens falam em uma língua inventada, sem tradução. Na trama, uma família enfrenta os perigos do mundo submarino, como grandes carpas que parecem monstros. História simples e visualmente bela.

O segundo curta é dirigido por Yoshiyuki Momose e conta a história de um garoto que tem uma forte alergia alimentar. Ele não pode comer ovos, nem mesmo tocar em alguma coisa que tenha ovos. A animação tem belos traços e mostra a ligação entre o garoto e a mãe, que é dançarina e está constantemente preocupada com a saúde do filho.

A terceira história, bastante interessante, é dirigida por Akihiko Yamashita. É sobre um homem "invisível". Ninguém presta atenção a ele no trabalho. Quando ele entra em uma loja, os vendedores não olham para ele. É tão "invisível" que ele tem que se movimentar segurando alguma coisa pesada, como um extintor de incêndio, para não sair "voando".

São histórias simples e poéticas, com pequenos (ou grandes) atos de heroísmo dos personagens. Os três diretores passaram pelos Estúdios Ghibli em alguma função. Tá na Netflix.
 

Nenhum comentário: