quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Descendentes

Dirigido e co-escrito por Alexander Payne (do simpático "Sideways", de 2004), "Os Descendentes" é uma boa comédia dramática que narra a vida de um homem de meia idade, Matt King (George Clooney), que está com uma série de problemas para resolver. A esposa Elisabeth (Patricia Hastie) sofreu um acidente de barco e está em coma no hospital há mais de vinte dias; os médicos acreditam que ela não vai sobreviver. As filhas Scottie (Amara Miller), de 10 anos e Alexandra (Shailene Woodley), de 17 anos, se comportam mal na escola, são desbocadas e não suportam o pai "quadrado", com quem não conviveram enquanto cresciam. Eles moram no arquipélago do Hawaí e Matt precisa resolver o que fazer com uma grande área de terra que a família (ele e vários primos) possui em local privilegiado. Há grupos interessados no terreno e as ofertas chegam a meio bilhão de dólares. Os primos de Matt estão interessados no dinheiro, mas uma questão jurídica dá a ele o poder de decisão. Só que ele não é uma pessoa decidida; a esposa era uma mulher aventureira, interessada em esportes radicais e adrenalina. Matt trabalha por princípios, é advogado e não queria que as filhas vivessem em berço de ouro. Mas o acidente com a esposa mudou tudo; ele agora tem que administrar a casa e as filhas adolescentes. Para piorar, a filha mais velha revela um segredo: Matt estava sendo traído pela esposa. Como lidar com a raiva de se descobrir um homem traído e a esposa está em coma? George Clooney está muito bem, interpretando Matt como um homem indeciso e magoado.

Baseado no livro de Kaui Hart Hemmings, o filme mostra um lado desconhecido da vida no Hawaí. Apesar do cenário paradisíaco, pessoas reais vivem lá, com problemas e alegrias como em qualquer outro lugar do mundo. As ilhas têm uma história antiga, costumes e até uma língua própria. Os moradores têm um modo peculiar de viver. É interessante acompanhar a narração do personagem de Clooney enquanto fala dos antepassados com respeito e da esposa com uma mistura de amor e ódio. Elisabeth era uma mulher vibrante, mas não era nenhuma santa. A descoberta da traição leva Matt a tentar descobrir quem era o amante dela, e ele e a família partem para procurá-lo. É uma forma bizarra de enfrentar tanto a traição quanto a morte iminente da esposa. A filha mais velha, que foi quem descobriu o caso da mãe, também está interessada em confrontar o amante dela, e a jovem atriz Shailene Woodley está muito bem. O filme ainda conta com a participação de ótimos atores coadjuvantes como Robert Forster, que interpreta o sogro de Matt, e Beau Bridges (irmão de Jeff) como um dos vários primos interessados na venda das terras.

"Os Descendentes" estréia no Brasil em 27 de janeiro e chega como vencedor do Globo de Ouro como "Melhor Filme Dramático" e com cinco indicações ao Oscar (Filme, Direção, Ator, Roteiro Adaptado e Edição). Um bom filme, que trata sobre o tema da morte com sensibilidade, sem fugir do assunto. Os que ficam precisam reaprender a viver. Visto em pré-estréia no Topázio Cinemas.


Um comentário:

Anônimo disse...

vi o filme e achei fraco !!! fora as vistas naturais q sao lindas