quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Histórias Cruzadas

A maior força de "Histórias Cruzadas" está no elenco encabeçado por Viola Davis, que interpreta a empregada doméstica Aibileen Clark. Davis venceu o prêmio do Sindicado dos Atores, foi indicada ao Globo de Ouro e é a principal aposta para o Oscar. O elenco ainda conta com Jessica Chastain (de "A Árvore da Vida"), muito bem como uma dona de casa problemática, e Octavia Spencer, que venceu o prêmio de Melhor Coadjuvante no Globo e Ouro e também concorre ao Oscar.

"Histórias Cruzadas" é um filme cheio de boas intenções e que toca no delicado tema do racismo nos Estados Unidos, mas não tem nada de novo para contar. Baseado em um livro de Kathryn Stockett, o filme tem roteiro e direção de Tate Taylor e conta a história de uma recém formada jornalista que volta da faculdade para a pequena cidade de Jackson, no estado do Mississipi. Ela é Skeeter Phelan (Emma Stone, de "Amor a toda prova"), uma jovem independente que, ao contrário das amigas na cidade, não tem interesse em se casar e ter filhos.  Ela arruma um emprego no jornal local para escrever uma coluna sobre prendas domésticas, assunto que não domina. Ela então procura a ajuda das empregadas negras da cidade, em particular Aibileen Clark (Viola Davis), mas o contato com elas a faz mudar o foco de suas matérias. Skeeter fica interessada na vida das empregadas e babás negras e em um estranho fenômeno: as crianças brancas são criadas pelas mulheres negras mas, ao crescerem, se tornam patroas insensíveis e racistas. Aibileen e outra empregada, Milly (Spencer), concordam em relatar suas histórias a Skeeter, que pretende enviá-las a uma editora em Nova York.

O assunto da segregação racial gerou grandes filmes como "Mississipi em Chamas" (1988), de Alan Parker, e está na raiz do próprio cinema americano. O primeiro longa metragem importante de Hollywood foi "O Nascimento de uma Nação" (1915), de D.W. Grifith, que hoje causa espanto por mostrar os membros da organização racista Ku Klux Klan como heróis. "Histórias Cruzadas" está mais interessado em emocionar a plateia do que em ser um filme de denúncia. A fotografia de Stephen Goldblatt valoriza as paisagens ensolaradas e a recriação de época retrata bem o interior americano dos anos 60. Apesar das ótimas atuações e de momentos emocionantes, a relação entre os personagens é muito simplista, cheia de estereótipos. Há a "vilã" interpretada por Bryce Dallas Howard, uma dona-de-casa que posa de defensora das crianças da África mas propõe uma nova lei que proíbe os negros de usarem o mesmo banheiro que os brancos. A mãe de Skeeter (a ótima Allison Janney) passa por uma transformação rápida demais de mulher racista para defensora das ideias da filha. Falta ao filme um clima maior de tensão; as atitudes de Skeeter e as declarações das mulheres negras certamente causariam reações violentas, possivelmente letais, e não apenas rostos chocados de um grupo de donas-de-casa. Falta, essencialmente, um engajamento maior. Como entretenimento leve, "Histórias Cruzadas" certamente vai agradar o grande público, em particular o feminino, e vale pelas boas interpretações de Davis, Spencer e Chastain.

Câmera Escura

2 comentários:

Suelyn Magalhães disse...

Olá João, como vai?

Sou amiga de trabalho da Priscila Souza que estuda com você na PUC. Ela me falou do seu blog, como sou apaixonada por cinema, me interessei bastante e virei sua seguidora!
Parabéns! Suas postagens são muito bem elaboradas, e sua base técnica é fantástica.
Sobre o filme Hisórias Cruzadas, acho que por eu ser mais sensível e mulher rs, discordo em alguns pontos, pois para mim foi o melhor filme da lista do Oscar até agora. Apesar, de eu achar que "O Artista" vencerá.
Tenho um blog sobre cinema também, o www.blogcinecinefilos.blogspot.com, mas é bem mais superficial do que o seu pois não sou expert no assunto e nunca estudei cinema, se um dia puder dar uma visitada, adoraria saber da sua visão sobre ele.
Valeu e aguardo as próximas postagens!
Suelyn

João Solimeo disse...

Tudo bem, Suelyn? Que bom que tenha gostado do meu site. Dei uma olhada no seu blog. Você escreve de forma mais pessoal, informal, que é interessante. Quanto a "Histórias Cruzadas", é um filme bastante feminino e aparentemente as mulheres respondem melhor a ele. Não vi "O Artista" ainda, mas estou esperando para vê-lo na telona. Continue visitando, obrigado.