quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Garota Exemplar (com SPOILERS)

escrevi sobre este filme aqui no blog, mas após rever o longa de David Fincher resolvi falar mais a respeito. Ao contrário do outro texto, em que tentei ser o mais vago possível, este é um texto voltado a quem já assistiu ao filme. Esta crítica contém spoilers, considere-se avisado.

É possível tecer várias teorias válidas a respeito de "Garota Exemplar". Vou tentar expor algumas ideias que me ocorreram durante as duas vezes que me deixei levar por este filme singular.

Uma imagem me chamou a atenção nesta segunda visita. No terço final do filme, quando Amy volta para casa após ter matado o personagem de Neil Patrick Harris, ela é interrogada pelo FBI e pela polícia. Ela é colocada em xeque pela policial Boney (Kim Dickens), mas consegue se safar. É então que a vemos no banco de trás de um carro, sendo levada para casa. Ela está surpresa com a quantidade de repórteres e curiosos que estão esperando por ela, e podemos ver uma expressão de alegria quase infantil em seu rosto. Após passar pelo inferno (mesmo que um inferno causado por ela mesma), ela retorna para casa como uma espécie de heroína. E, fato importante, as pessoas estão vibrando por ela e não por "Amazing Amy", a personagem de ficção que os pais haviam criado (e feito uma fortuna com ela) em uma série de livros infantis. Eu me pergunto se Amy não fez tudo aquilo apenas para conseguir finalmente superar seu alter-ego literário.


É importante voltar a uma cena no início do filme em que Amy e o futuro marido, Nick, estão em uma recepção para celebrar o casamento fictício da personagem. Amy descreve como os pais haviam transformado a garota fictícia em uma versão perfeita da filha; se a Amy real era ruim em esportes, "Amazing Amy" era uma atleta, e assim por diante. Apesar de filha única, Amy teve que competir a vida toda com uma "irmã" exemplar. O que também nos leva à relação entre Nick e a irmã gêmea dele, Margo (Carrie Coon). Reparem com que desprezo Amy diz ao FBI, na cena descrita acima, que Nick guardava na garagem da irmã as coisas que ele comprou com o cartão de crédito. "Eles são muito próximos", ela sussurra.


Amy quer ser alguém. Ela quer ser uma escritora de verdade, não uma mera colunista de uma revista feminina. Ao mesmo tempo, ela se ressente da família amorosa do marido (que saiu de Nova York para cuidar da mãe doente) e, ao descobrir que ele a está traindo com uma aluna, quer se vingar dele. Mas não creio que vingança seja o único desejo dela. Ela não quer uma simples vingança. Ela quer planejar a história perfeita, o "livro" perfeito. Perceba com que paixão literária ela mergulha na escrita do diário falso em que descreve seu relacionamento. A policial, quando o encontra na cabana do pai de Nick, mal consegue parar de lê-lo. Nós da platéia também embarcamos na ficção de Amy. Ela usa de clichês românticos como o encontro por acaso em uma festa ou a criação de "símbolos" afetivos do casal, como o cobrir do queixo do marido quando está dizendo a verdade. Ela cria "caças ao tesouro" a cada aniversário de casamento, forçando o marido a seguir pistas, como em um ensaio para o crime perfeito que ela fará um dia.

Amy, mesmo em fuga e morando em um motel barato, não consegue ficar longe dos programas sensacionalistas da TV que a transformaram na heroína que ela sempre quis ser. Falhando em ser uma escritora na vida real, ela decidiu se tornar autora do próprio drama doentio, e planeja levar a todos com ela.

Nick, no final, parece estar ciente disto tudo. "Vocês devem estar muito orgulhosos dela", ele diz aos sogros em uma cena em que Amy está há quatro horas dando autógrafos. A ironia do texto de Gillian Flynn e do filme de David Fincher é que, no fundo, as pessoas fariam de tudo para ser bem sucedidas e famosas. E para manter um relacionamento, por mais doentio que seja. Apesar de tudo o que passou com a esposa, Nick Dunne se rende às maquinações de Amy e entra no jogo dela. É o advogado (sempre prático) que diz: "Vocês têm um contrato para fazer um filme, um livro, o bar vai virar uma franquia...você deveria agradecer à ela". E acrescenta: "Só não a irrite".

Kim Novak em "Um Corpo que Cai" (1958)

Janet Leigh em "Psicose" (1963)

Rosamund Pike em "Garota Exemplar"

Um parênteses para as várias referências ao mestre Hitchcock. Rosamund Pike é a perfeita loira de Hitchcock, e estaria à vontade em um filme dele. Há várias referências a "Psicose", como a cena do chuveiro (o sangue escorrendo pelo ralo), ou a cena em que um policial encontra Amy dormindo dentro do carro e ela vai embora. Há toques de "Um Corpo que Cai" também. O filme de Hitchcock ficou famoso por revelar seu segredo no meio da trama, e não no final, e o mesmo acontece em "Garota Exemplar". Há também o tema de alguém querer transformar outra pessoa em um imagem idealizada, como James Stewart faz com Kim Novak em "Um Corpo que Cai". A questão do casamento, suas alegrias e problemas, também foi usado por Hitchcock em "Janela Indiscreta", em que Grace Kelly quer se casar com o fotógrafo James Stewart, que está reticente a respeito. Ele assiste a vários tipos de relacionamentos (inclusive um que termina em morte) pela janela do apartamento, onde está preso com uma perna quebrada, e não acha que é uma boa ideia.  

Várias outras teorias podem ser feitas a partir do filme de Fincher. Assista o filme e desenvolva a sua.

João Solimeo

59 comentários:

Anônimo disse...

O que me chamou mais atenção foi a relação com a irmã... Ficou muito dúbio a partir do momento em que ela se derrama em lágimas quando ele diz que vai ficar com a esposa....

Anônimo disse...

Concordo, deixou na dúvida esta relação entre os irmãos. ..

Beck disse...

Adorei sua opinião sobre o filme e seus pontos de vista.

Anônimo disse...

Acabei de ver o filme pela primeira vez e posso estar interpretando errado, mas ao longo da execução do plano ela muda várias vezes a data do post-it de sua morte indicando sutilmente uma evolução/alteração em seus seus planos iniciais. Me parece que ela de fato queria assassinar o marido com a pena de morte e, mesmo antes de ser roubada, já havia começado a desistir da idéia.

Anônimo disse...

Amei esse filme Me identifiquei muito com o filme. Estou obdecada toda a semana uma vez pelomenos tenho que ver

Unknown disse...

Eu confesso que me frustrei com o final, esperava uma saída da parte dr Nick. Entretanto observando o começo e o fim do filme prefiro idealizar que toda trama não passou de uma imaginação proposta a partir das duvidas geradas em tais momentos. Pra mim seria mais aceitável, levando em consideração que sou muito leigo em filmes do gênero.

Unknown disse...

Detestei o final! Perdi o meu tempo vendo esse filme.

Unknown disse...

Detestei o final! Perdi o meu tempo vendo esse filme.

Anônimo disse...

Tbm! Achei o filme bastante interessante porém o final nao me agradou em nada! to até agora sem entender como ela conseguiu engravidar se eles não tinham relações????

Silvia Helena disse...

Engravidou do seu pretendente apaixonado, que a ajudou, e que ela matou enquanto transavam.

Silvia Helena disse...

Engravidou do seu pretendente apaixonado, que a ajudou, e que ela matou enquanto transavam.

João Solimeo disse...

Curioso, não havia pensado nesta possibilidade. Mas não concordo, para mim ela engravidou do marido mesmo. O principal tema do filme, a meu ver, é o modo como o relacionamento deles é doentio e não acho que ele tenha deixado de dormir com ela apesar de tudo que aconteceu.

Unknown disse...

Ela engravidou do marido mesmo, ele tinha um esperma guardado em uma clinica de fertilidade, se lembram?

AL FERREIRA disse...

A primeira cena do filme é a mesma do final. Na minha opinião, tudo não passou de um pensamento da mulher. O texto ainda deixa essa teoria mais exposta: "O que está pensando? Como se sente?"... Será?

Unknown disse...

Fiquei mais tranquila pensando por esse lado... De tudo não ter passado de imaginação... Porque detestei o final esperei até o último minuto uma saída pra o nick

Anônimo disse...

Pessoal vocês estão precisando rever o filme porque não entenderam nada. Dizer que toda a trama não passou de imaginação é dizer que 1 + 1 = 3. No início e no final ele se questiona no que a mulher está pensando simplesmente porque ela é uma psicopata assassina e sabe-se lá qual a próxima que vai aprontar.
Outra coisa: a irmã chorou simplesmente porque o irmão estava dormindo sob o mesmo teto de uma assassina, não tem nada a ver com incesto.
Vocês parecem que não percebem a gravidade da situação. A mulher é uma psicopata. Vamos acordar porque a maioria que comentou parece que assistiu o filme dormindo.

Anônimo disse...

A análise psíquica dela foi muito bem feita pelo autor do blog...mas a dele ficou sem explicação, diferente dos filmes do Hitchcock...em que ambas as psiques ficam claras...por isso concordo que o final tenha sido frustrante, todo o comportamento dele durante o filme não condiz com o desfecho...

Unknown disse...

Obrigada por esse comentário, estava atrás de uma explicação hahaha! A verdade é que pode ter sido dele ou do outro, mas ele topo mesmo sem ter certeza...

Juliano Gorgonio disse...

Bem, embora um colega acima ache que não, o diretor, ao menos no filme deixou margem para se interpretar que houve de fato uma relação incestuosa, pois, a irmã dele faz menção de que ele de fato queria ficar com a esposa, dizendo ainda que ela a irmã teria que aguentar mais 18 anos, comentários estes de pêso emocional associados ao ciúme. Além, do que, por que o diretor valorizaria está cena? Por que colocá- la, se não agregasse algum real valor?
Ademais, no decorrer do filme há 2 menções à possível relação incestuosa.
A cumplicidade dos 2 personagens principais diz respeito à semelhança psicológica entre os 2. Duas pessoas mentalmente perturbadas. Uma sóciopata e um pervertido sexual que vivia uma relação incestuosa.

Juliano Gorgonio disse...

A propósito, as 2 menções sobre incesto são respectivamente, quando o Nick aparece em uma matéria na tv onde a apresentadora sensacionalista sugere que os 2 (Nick e sua irmã) tem uma relação de proximidade incomum, como se fossem um casal.
E a outra é quando a mesma apresentadora, já no final do filme, a mesma apresentadora, vai visitar os 2 personagens e o Nick fica "ofendido", dizendo que ela citou na TV que ele teria uma relação incestuosa com a irmã.

Unknown disse...

Estou com uma dúvida. No final, quando Margo pergunta se Nick quer ficar com Amy e ele não responde dando a entender que a resposta era sim, ele queria ficar com ela somente por causa do bebê ou por que voltou a ter interesse nela? Lembra que quando Amy revela que está grávida ela diz para Nick que ele nunca seria feliz com uma garota "normal" e que só foi feliz quando se transformou em uma versão para agradar Amy. Será que ele percebeu que ela estava certa, que só seria feliz com uma pessoa que nem ela e voltou a gostar dela ?

Anônimo disse...

Não entendeste nada do filme, hein!

Unknown disse...

Ela engravidou,pegando o esperma dele que ela havia deixado no banco de sêmen

Unknown disse...

Lixo de filme, perdi meu tempo

Marco disse...

Também fiquei com a mesma dúvida, achei a reação da irmã desproporcional.

Marco disse...

Eu fiquei surpreso com o final, ma gostei. A minha opinião é que a grande maioria das pessoas esperam um final feliz, ou que se faça justiça, mas a vida real não é sempre justa e os finais também, nem sempre são felizes.

Unknown disse...

Também achei estranha essa cena, não entendi o sentido

Unknown disse...

No final quando a irmã dele se desespera, ela pergunta se ele está terminando com ela! E ele diz que a irmã é a razão dele... Deixando claro que realmente existia uma relação entre ele é a irmã!
Durante todo o filme é evidenciado essa relação, a irmã não gostava da esposa dele, desde quando a conheceu, ficou puta da vida quando descobriu a amante dele, foi falado ao vivo que eles tinham um caso incestuoso e a mulher dele ao ser interrogada, falou com deboche que os irmãos eram muito próximos!
Na minha interpretação ficaram juntos no final porque ambos se mereciam, os dois eram narcisista, e ela era também psicopata!

Unknown disse...

Tendi foi nd desse filme

Unknown disse...

Existia sim um relacionamento de incesto entre eles.

Unknown disse...

eu concordo com vc a irmã estava preocupada, não pensei jamais q eles tinham alguma coisa

Gi disse...

Na primeira cena o cabelo dela está maior e na última já está cortado. Não tem como ser a mesma cena!

Unknown disse...

Eu realmente não entendi pq ele ficou c ela dado q ela era uma psicopata ,vê TB ficou mal explicado ,que na casa de Harry tinha câmera em tudo quanto era canto ,a polícia não viu ?

Anônimo disse...

Ele ficou com a esposa por causa do filho. E quem estava com dúvidas se era ele, reparem que ele fala no final que ele não tocou nela, e ela jogou as cartas do laboratório que guardava o esperma dele. E ela ri e responde que jogou somente as cartas (mas foi fazer a inseminação).

Unknown disse...

ele continuou com ela por causa do bebê

Unknown disse...

Não houve nenhuma investigação sobre o assassinato cometido por ela. A única explicação que vejo é que tudo não passou de uma historia escrita por ela.

Unknown disse...

Esse filme e uma merda odiei

Erika disse...

Eu acho q vai ter continuação desse filme, só pode ser!!

Unknown disse...

O filme acabou e eu nao terminei de assistir.. quero dizer é que pensei que tinha mas coisa mais nao , acabou sem pé nem cabeça

Unknown disse...

Não entendi muita coisa mas gostei do filme...bem interessante me gerou muitas dúvidas...o final é bem inusitado.

Unknown disse...

Infelizmente nao gostei,um filme longo com um final a desejar!

Juarez anandi jr disse...

Sim! Uma continuação vai revelar a verdadeira personalidade dela e os verdadeiros fatos e para não ficar tão óbvio podem aconteçer mais absurdos envolvendo novos personagens e virar uma série! Kkk

Jociane disse...

Mas ele tinha um caso com a irmã ou não??? O final deu a entender isso.

Joy disse...

Não acredito na relação incestuosa, mas de cumplicidade entre os irmãos. E o fato dele ficar com ela é pq sabia que ela era capaz de tudo, ate de matá-lo sem sujar as mãos, ela provocou tudo para ele ser acusado, julgado e ser levado a pena de morte, pois no estado dele era permitido.

Joy disse...

Não vai ter a continuação do filme A não ser que o livro tenha dado margem para uma continuação ou não foi totalmente explicitado. Confesso que fiquei curiosa de lê-lo.

Anônimo disse...

Sim, estava mesmo procurando sobre isso. Assisti ontem pela segunda vez e com mais atenção, percebi isso. Ela disse: você está terminando cmg...ficou estranho demais. Queria apenas achar alguém com mesmo olhar que eu para esse detalhe.

Unknown disse...

Exatamente isso! Concordo!

Anônimo disse...

Será que o próprio Nick não foi cúmplice dela? Armaram tudo para justificar o assassinato do outro cara e trazer a mídia para ela já que estavam com problemas financeiros? No final que parece cena antes de ela sumir ele fala com ela sobre as dívidas do cartão. E depois de deixar o lixo no lugar da cena dele encontrando a mesa quebrada ele encontra ela na cozinha. Ou seja, eles ou ela sozinha criaram tudo aquilo. No final eles dizem "sonos parceiros no crime" ...reticências...ela está grávida. Tb deu a entender o incesto na cena com a irmã.

Unknown disse...

Sinceramente gostei muito do filme até a metade.Depois ficou muito esquisito...não gosto de filmes que deixam a gente sem entender.Gosto que conte uma história.

Unknown disse...

Sinceramente gostei do começo do filme mas ai depois o filme foi perdedo a graça era pro marido dela te sido preso mas não! também ele podia te morrido

Anônimo disse...

Vamos ser sinceros?? Esse final não teve nada de realístico

Luiz Felipe Rio Brasil disse...

A irmã fica braba quando vê ele com a universitária da mesma forma ao final desesperada vendo que ele ficaria com a mulher. E sempre dizia que o amava, com certeza, era uma relacao incestuosa.

Fer disse...

vi dois pontos nos comentários acima e gostaria de esclarecer.
1° ponto: Quando Nick descobre que ela está grávida ele questiona de como ela estaria gestando se eles nem contato tiveram, nas cenas seguintes ela explica que ela jogos somente os papéis fora e não o material genético dele (esperma), logo ela fez uma inseminação artificial escondida dele.
2° ponto: Nick e Margo não tinham relação incestuosa pois na fala que foi apontada que ela dizia "você está TERMINANDO comigo" ela na real diz "você está ACABANDO comigo", no sentido de que ver o irmão continuar em um casamento com uma manipuladora machucava ela, ela não queria mais ver ele sofrer nesse relacionamento.
Ela sabia que a relação que o irmão tinha com a Amy não era saudável, e que por estar casado com uma mulher psicopata, ele seria sempre o cachorrinho dela, sempre comendo na palma da mão, ou seja, preso à Amy e as suas manipulações.
O filme é muito bom, a narrativa prende do início ao fim, porém o final não é de bom grado pra grande parte das pessoas pois queríamos ver a Amy pagando pelos crimes que ela cometeu. Porém o diretor tem essa pegada fazer filmes sem finais felizes, um exemplo disso é o final de Se7en, que sai completamente da narrativa de "e viveram felizes para sempre."

Pra Sempre Saint Seiya disse...

Não vi relação de incesto entre os irmãos não. A irmã ficou revoltada pq Nick ia aceitar ficar com a esposa mesmo depois de tudo que sofreu. Ela repetiu "vc quer ficar com ela?" O que ele não admitiu, pois usou como desculpa o filho, mas na verdade ele realmente queria ficar com a esposa.

Anônimo disse...

Assisti e adorei o filme. Esse "cheque" é com x: colocar em xeque (de xeque-mate), ok? Texto ótimo, mas merecia essa editada.

Anônimo disse...

O filho pode ou não ser dele

Anônimo disse...

Sim. Agora faz todo sentido. Me passou despercebido e no final que questionei... Obrigada!

Anônimo disse...

Ela engravidou pegando o esperma dele no meio do filme ele fala q fez mais na clínica iam destruir por causa dela que não quis ir na clínica tanto que no final ele fala q eles falo q iam destruir

Anônimo disse...

Ser preso pelo que, cara palisa?