segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

The Casual Vacancy ("Morte Súbita", livro)

Acabei de ler "The Casual Vacancy" ("Morte Súbita"), de J.K. Rowling, e ainda estou surpreso. Não sei exatamente o que esperava. Achei que, depois de ficar bilionária e de passar tantos anos escrevendo a série Harry Potter, ela faria um livro "light", tranquilo, seguro. Pelo pouco que havia lido a respeito, achei que fosse uma daquelas comédias britânicas passadas em uma cidade pequena, talvez com um pouco de humor negro.

Pelo contrário, "The Casual Vacancy" é um livro sério, muito bem escrito e com personagens ricos em história pessoal, cada um com seu modo de ver o mundo e encarar a vida na pequena cidade de Pagford, Inglaterra. Tudo começa com a morte súbita de Barry Fairbrother, um homem de bem que defendia um bairro pobre da cidade e comandava uma equipe de remo feminino. Sua morte acaba afetando a vida de várias pessoas, de várias maneiras. Os habitantes mais tradicionais querem aproveitar a morte dele para conseguir separar o bairro pobre da cidade e fechar uma clínica de tratamento de drogas mantida pela paróquia local. Os que o apoiavam tentam, cada um a sua maneira, manter vivos seus ideais. Como ele era membro do Conselho da cidade, sua cadeira fica vaga e uma eleição é organizada para ocupá-la, o que desencadeia uma série de jogos políticos na pequena cidade.

Não estamos em Hogwards. Vários dos personagens são adolescentes e eles são jovens de verdade, do século XXI. Fumam maconha, procuram (e fazem) sexo, brigam com os pais. Uma família pobre sofre com a adicção de drogas da mãe, que se prostitui para conseguir heroína. Em outra família, o pai surra a mulher e os filhos frequentemente. Há uma cena de estupro. Uma mulher de meia idade tem fantasias sexuais com os membros da "boy band" que a filha gosta. Uma garota se corta frequentemente com uma gilette por causa do bullying que sofre na escola.

Rowlling consegue lidar com todas estas tramas e personagens paralelos com muita habilidade. A série Harry Potter era bem escrita, mas a autora sempre podia "apelar" para alguma explicação mágica, ou os personagens podiam tirar suas varinhas e apontar para os inimigos. Este é um livro passado em um mundo real, cínico e bastante cruel, descrito sem cerimônias por Rowling, que consegue chegar a um final satisfatório e tocante. Bom livro.

Lido em formato de e-book. The Casual Vacancy. 2012. Publicado por Little, Brown and Hachette Digital.

Nenhum comentário: