terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Clube de Compras Dallas

Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é o típico texano "macho". Monta touros de vez em quando, é boca suja, usa vários tipos de drogas e pratica sexo sem proteção. Um dia ele passa mal e acorda no hospital, onde um médico lhe diz que ele está com o vírus HIV. "Francamente, estamos surpresos que o senhor ainda esteja vivo". É 1985 e, para a maioria das pessoas, a AIDS é uma abstração, uma doença bizarra que só circulava dentro da comunidade homossexual e não tinha nada a ver com "caubóis" como Ron Woodroof. O médico lhe dá 30 dias de vida.

"Clube de Compras Dallas" é uma produção que, devido às dificuldades em encontrar investidores, demorou vinte anos para chegar às telas,  Atores como Woody Harrelson e até mesmo Brad Pitt foram pensados para interpretar Ron Woodroof, mas o destino quis que o papel chegasse às mãos de McConaughey, que vive um momento de transição na carreira. Normalmente associado a comédias românticas como "Armações do Amor" e "Como perder um homem em 10 dias", de uns anos para cá ele resolveu se arriscar em projetos mais ousados, como o bizarro "Obsessão", "Magic Mike" ou "O Lobo de Wall Street". Sua interpretação de Ron Woodroof é, sem dúvida, a melhor da carreira, e já lhe rendeu frutos como um "Globo de Ouro" e um prêmio do Sindicato dos Atores, além de ser a principal aposta para levar o próximo Oscar. Sua entrega ao personagem é total; seguindo os passos de atores como Robert DeNiro ou Christian Bale, que costumam se transformar para um papel, McConaughey perdeu mais de vinte quilos e está pele e osso em cena. Quem também está muito bem é Jared Leto, que havia dado um tempo na carreira de ator para se tornar um rock star à frente da banda "30 Seconds to Mars". Ele interpreta Rayon, um transexual que também é soropositivo. Assim como McConaughey, Leto já ganhou vários prêmios por sua interpretação sensível e marcante. (leia mais abaixo)



Woodroof (inicialmente muito homofóbico) e Rayon se conhecem no hospital e se tornam parceiros em um "clube de compras" que fornecia drogas contra a AIDS ainda não aprovadas pela FDA (a agência reguladora de drogas e alimentos) a centenas de doentes terminais. Segundo o filme, a droga mais conhecida no combate à AIDS, o AZT, era um verdadeiro veneno que destruía a resistência dos pacientes. Woodroof emprenhou-se em estudar tudo o que podia sobre a nova doença e os tratamentos que estavam surgindo tanto nos EUA quanto no resto do mundo.

"Clube de Compras Dallas" é dirigido pelo canadense Jean-Marc Vallée (de "A Jovem Rainha Victoria"), com roteiro de Craig Borten e Melisa Wallack. O filme é melhor quando foca nas relações entre os personagens. Há momentos, porém, em que fica difícil entender alguns pontos da trama. Por exemplo, o quão ilegal é o "clube de compras" montado por Woodroof? Há um fiscal da FDA que tenta fechá-lo de diversas maneiras, mas fica difícil entender as questões legais da situação. Há também sequências em que Woodroof viaja para diversas partes do mundo (como Japão, Holanda e México) atrás de drogas e fica difícil acreditar que um homem como ele tenha sequer um passaporte válido. Os 30 dias previstos pelo médico se estendem por semanas, meses e anos, o que significa que as drogas estão fazendo efeito.

Apesar de alguns percalços, é um filme honesto, de baixo orçamento, com ótimas interpretações. "Clube de Compras Dallas" estréia no Brasil dia 21 de fevereiro e está indicado a seis Oscars: Melhor Filme, Ator (McConaughey), Ator Coadjuvante (Leto), Edição, Maquiagem e Roteiro Original.

Câmera Escura


Nenhum comentário: