sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Álbum de Família

"Álbum de Família" é baseado em uma peça de teatro escrita por Tracy Letts, que também assina a adaptação cinematográfica. O filme é dirigido por John Wells (que dirigiu vários episódios da série americana "The West Wing"), que tenta ao máximo transferir a trama para exteriores (as planícies do estado de Oklahoma), tentando tirar o que há de teatral no roteiro; o problema é que o elenco é composto por um grupo extraordinário de atores que estão ATUANDO o tempo todo. São bons atores, o que é um ponto a favor. O ponto contra é que o espectador é bombardeado por "grandes interpretações" durante todo o filme. Quase todos os atores têm seu monólogo de três minutos em que podem mostrar para a platéia o quanto eles são bons. E ninguém é considerado melhor do que Meryl Streep, que não consegue falar uma frase sem parecer que está em um clipe do Oscar. Streep é boa atriz, todos sabemos disso, e domina a técnica como ninguém. Mas um filme é feito por altos e baixos, por pontos intensos e pontos calmos. "Álbum de Família" grita o tempo todo para o espectador o quanto é "sério" e "profundo". Aliado a um roteiro que começa trágico e termina como uma novela mexicana, o resultado é discutível.

Meryl Streep é Violet Weston, uma matriarca que sofre de câncer na boca e é viciada em remédios. O marido (o grande Sam Shepard, que infelizmente desaparece logo no início) é um poeta alcoólatra que, cansado da esposa e da vida, larga tudo, vai passear de barco e morre afogado (possivelmente um suicídio). Toda a família então se reúne para o funeral. E que família. Julia Roberts ("Jogos de Poder") e Ewan McGregor ("A Toda Prova") vêm do Colorado acompanhados pela filha adolescente (a boa Abigail Breslin), uma adolescente de 14 anos. Chris Cooper (o ator mais equilibrado do filme) e a irmã de Streep, Mattie (Margo Martindale), trazem comida e o filho Little Charlie (o britânico Benedict Cumberbatch, de "Star Trek" e o "Hobbit", com um sotaque americano passável). Juliette Lewis (que andava sumida) aparece com o noivo rico da Flórida em uma Ferrari vermelha. Há também a filha tímida de Streep, Ivy (Julianne Nicholson), que está namorando o primo Charlie às escondidas da família. (mais abaixo)


Falta foco. O que começa como um filme sobre a doença de Violet se transforma em um roteiro sobre o funeral de Sam Shepard e então se torna sobre a dependência de drogas de Violet, as brigas homéricas entre ela e a filha Julia Roberts (e seu divórcio com Ewan McGregor) e, quando o espectador imagina que nenhuma outra tragédia possa acontecer, há uma revelação a respeito de um romance proibido que parece tirada diretamente de uma novela mexicana. Sim, é tudo muito bem interpretado; Meryl Streep conseguiu sua enésima indicação ao Oscar e Julia Roberts foi indicada como Melhor Coadjuvante. Para quem gosta de um dramalhão, é o filme certo.

Câmera Escura

Nenhum comentário: