terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Encanto (2021)

Encanto (2021). Dir: Jared Bush, Byron Howard, Charise Castro Smith. Disney+. Animação bem fraquinha da Disney (o 60º longa metragem do estúdio). O filme ficou meio escondido do público e críticos até perto do lançamento (o que nunca é bom sinal), e mesmo colegas experts em Disney não faziam ideia sobre o quê era o animado. Bom, ele é sobre muita coisa... e sobre nada.

Na Colômbia vive a família Madrigal. Todos eles (menos uma pessoa) têm poderes especiais... uma mulher é super forte, outra pode curar doenças, um rapaz pode se transformar em qualquer outra pessoa, etc. De tempos em tempos há uma "cerimônia" em que um membro da família vai descobrir os poderes especiais que ele tem. Só que quando chega a vez de Mirabel (voz de Stephanie Beatriz), ela não recebe nenhum poder. Por que? Não se sabe direito; o caso é que os poderes dos outros também começam a falhar, a casa em que eles vivem apresenta rachaduras, um tio "desaparecido" reaparece misteriosamente, um pretendente à mão de uma irmã aparece na hora errada e... legal, mas porquê eu não estou nem um pouco interessado no que está acontecendo?

Há várias canções (do grande Lin-Manuel Miranda, que estava sem inspiração) bem chatinhas que surgem do nada e mais atrapalham do que ajudam. Não há um vilão nem muita razão para qualquer coisa acontecer, mas o roteiro tenta disfarçar com muitas cores, números musicais e um final com "mensagem". Bocejos. Disponível na Disney+.

Nenhum comentário: