sábado, 29 de janeiro de 2022

A Lenda do Cavaleiro Verde (The Green Knight, 2021)

 

A Lenda do Cavaleiro Verde (The Green Knight, 2021). Dir: David Lowery. Amazon Prime. Um filme de fantasia medieval que, confesso, estava esperando o tempo todo o momento em que alguém fosse fazer alguma piadinha fácil ou piscar para a câmera, mas não. "A Lenda do Cavaleiro Verde" é bastante sério e te transporta centenas de anos para um passado iluminado à luz de tochas, habitado por reis, rainhas, cavaleiros, bruxas e espíritos. Tudo com um visual arrebatador, direção de arte (Louise Mathews e Christine McDonagh) e fotografia (Andrew Droz Palermo) construindo quadros belíssimos, acompanhados por ótima trilha sonora (Daniel Hart).

Dev Patel é Gawain, sobrinho do Rei Arthur e futuro cavaleiro da Távola Redonda. No dia de Natal estão todos reunidos na corte quando o assustador Cavaleiro Verde entra, com cavalo e tudo, para fazer um desafio: aquele que o derrotasse ganharia seu machado e teria glórias por um ano. Ao final deste tempo, porém, o vencedor teria que reencontrar o Cavaleiro Verde para um acerto de contas. O rei e os cavaleiros ficam paralisados, mas Gawain aceita a aposta e corta a cabeça do Cavaleiro Verde. Ele vai conseguir cumprir sua parte do trato, um ano depois?

Não espere uma aventura como recentes encarnações de "Rei Arthur" ou coisas do gênero. O filme é escrito e dirigido por David Lowery, que em "Sombras da Vida" (A Ghost Story, 2017) escalou Casey Affleck como um fantasma e o deixou plantado em longos planos estáticos. "A Lenda do Cavaleiro Verde" te coloca no ritmo da Idade Média. Tudo é lento e ritualizado. Há belas (e longas) cenas de Dev Patel cruzando paisagens verdejantes, atravessando rios, enfrentando espíritos, gigantes e toda sorte de personagens estranhos. É um filme que discute valores como heroísmo, valentia e, por tabela, a masculinidade. Há forte ligação com superstições e com o sobrenatural. Um personagem chega a questionar Gawain sobre o que ele busca: "Honra?", ele diz. "É uma pergunta?", o outro responde. O elenco traz também Alicia Vikander, Joel Edgerton e Sean Harris. Disponível na Amazon Prime.

Nenhum comentário: