domingo, 2 de janeiro de 2022

Vingança e Castigo (The Harder They Fall, 2021)

Vingança e Castigo (The Harder They Fall, 2021). Dir: Jeymes Samuel. Netflix. Western revisionista da Netflix que me surpreendeu. Quando o filme começou, com abertura estilizada, música moderna de hip hop e cenas em câmera lenta, achei que fosse ser mais uma daquelas produções que tentam emular filmes de Tarantino, cheias de estilo mas (ao contrário de Tarantino) sem nada a mais. O diretor, Jeymes Samuel, é um músico negro de Londres que faz aqui sua estreia como diretor e roteirista; o resultado é um filme vibrante, estilizado até a última gota, sim, mas que não é só uma longa piada com o gênero Western, mas um Western "de verdade". A influência de Tarantino está em todos os planos, lembrando que o próprio Tarantino já havia "emprestado" esses planos do italiano Sergio Leone (que os havia roubado dos mestres americanos, e assim por diante).

É um filme de vingança. Na cena de abertura, um cruel bandido entra em uma casa e mata o pai e a mãe de um garoto a sangue frio. O bandido ainda puxa um canivete e marca uma cruz na testa do garoto. Anos depois, o menino cresceu para se tornar Nat Love (Jonathan Majors), o líder de uma gangue. Nat está atrás do homem que o marcou quando criança, Rufus Buck (o grande Idris Elba). Idris Elba, aliás, só é visto depois de uns vinte minutos de filme, mas sua mera presença já é suficiente para causar medo e respeito. Rufus Buck é chamado várias vezes de "Demônio", e seu personagem é realmente assustador.

O elenco é ótimo e praticamente todos os personagens são negros. A gangue de Nat Love tem Delroy Lindo e Zazie Beetz (da série "Atlanta" e do filme "Coringa"). A gangue de Rufus tem Regina King (roubando todas as cenas) e Lakeith Stanfield (também de "Atlanta" e "Judas e o Messias Negro"). A trilha é do próprio diretor e conta com canções de Seal, Miss Lauryn Hill, Jay Z, entre outros. O filme está na Netflix, mas a tela larga e enquadramento foram claramente pensados para uma telona de cinema. Com duas horas e dezenove minutos, poderia ter umas cenas a menos (há uma sequência de assalto em uma "cidade branca" que poderia ter sido descartada, apesar de uma "revelação" engraçada sobre um dos personagens). É bastante violento, com tiros na cabeça, sangue voando, dentes arrancados, etc, embora seja uma violência (também) estilizada. Tá na Netflix.

Nenhum comentário: