terça-feira, 11 de janeiro de 2022

King Richard: Criando Campeãs (King Richard, 2021)

King Richard: Criando Campeãs (King Richard, 2021). Dir: Reinaldo Marcus Green. HBO Max. Cinebiografia do pai das campeões de tênis Venus e Serena Williams, Richard Williams (Will Smith). É melhor ver o filme sem pesquisar muito sobre o personagem principal, acho. Dei uma lida agora na vida dele e o seu retrato, no filme, é muito mais generoso. Como filme, "King Richard" é uma boa história de esportes e superação. Richard Williams alegava ter criado um plano de carreira para as filhas antes mesmo delas terem nascido. Usando bolinhas e raquetes de segunda mão (ou roubadas de um clube), Williams colocou Venus e Serena para treinar desde pequenas em quadras públicas da cidade de Compton (parte do condado de Los Angeles). Usando de muita determinação (e algumas atitudes questionáveis), Williams conseguiu levar as meninas a grandes treinadores profissionais de tênis, que concordaram em treiná-las de graça.

Como nós sabemos que o plano dele funcionou (Venus e Serena se tornaram as maiores vencedoras da história do tênis), o método de Richard Williams parece justificável. Mesmo sabendo "o final", o filme não deixa de manter o interesse, principalmente pela boa interpretação de todo elenco. Will Smith há anos tenta ser aceito como ator dramático; seu Richard Williams é, várias vezes, um cara egocêntrico, egoísta ou simplesmente um "mala", mas ele tem carisma de sobra. Deve-se notar as boas interpretações das meninas que fazem as filhas de Williams, com destaque para Saniyya Sidney (Venus) e Demi Singleton (Serena). Nomes como Tony Goldwyn e o incansável Jon Bernthal interpretam os técnicos das meninas. Aunjanue Ellis está muito bem como a mulher de Richard, Oracene, que é quem mantinha a casa funcionando e, muitas vezes, tinha que colocar o marido no lugar.

O resultado é um filme bem feito e "para cima", embora não brilhante. O Richard Williams real, segundo li, era ainda mais controverso, sendo acusado de abandonar os filhos do primeiro casamento, autopromoção, exploração do talento das meninas, entre outras coisas. O filme não deixa muito claro de onde veio seu talento para treinar as garotas ou mesmo como elas se sentiam tendo a vida toda planejada desde o nascimento (elas nunca quiseram ser outra coisa?). Disponível na HBO Max.

Nenhum comentário: