segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Four hours at the Capitol (2021)

Four hours at the Capitol (2021). Dir: Jamie Roberts. HBO Max. Bom documentário sobre a invasão ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021. O filme é montado com entrevistas e muitas imagens reais do evento, tiradas de câmeras e celulares dos envolvidos, câmeras de segurança, câmeras de policiais, etc. É um passo a passo de um dos eventos mais bizarros (e potencialmente perigosos) da história americana. No dia 6 de janeiro de 2021, os congressistas americanos deveriam fazer a contagem oficial dos votos dos colégios eleitorais e chancelar a eleição, declarando a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump. Só que Trump já estava falando sobre fraude meses antes das eleições em si, então milhares de apoiadores, naquele dia, achavam que o congresso americano estava roubando as eleições. Para piorar, o próprio Trump fez um discurso naquela manhã incitando os apoiadores, pedindo que eles marchassem até o Capitólio e impedissem o "roubo".


No documentário, vemos tudo isso do ponto de vista de vários desses apoiadores, como imagens de um grupo de manifestantes de uma organização de direita chamada "Proud Boys" (só homens são permitidos). Eles marcharam até o Capitólio e encontraram bem pouca resistência na entrada (havia bloqueios e meia dúzia de seguranças). Aos poucos, porém, milhares de outros apoiadores foram chegando e tomando a frente do lugar, derrubando uma a uma as barreiras e chegando próximo ao prédio. Tudo culminou com um grupo que conseguiu entrar no prédio depois de quebrar janelas e portas, interrompendo a contagem dos votos e quase jogando os EUA em uma situação de "lei marcial".

A força (e fraqueza) do documentário está em não tomar partido. Escutamos depoimentos tanto do lado dos insurgentes quanto dos policiais e políticos. A falta de contexto, às vezes, prejudica o entendimento da situação. O que fala mais alto são as imagens impressionantes, principalmente de um embate entre uns 30 policiais e milhares de manifestantes que tentavam conquistar um túnel que dava acesso ao prédio. Os policiais fizeram uma barricada humana e tentaram segurar, com a força dos próprios corpos, milhares de manifestantes que empurravam do outro lado. É surpreendente que, diante de tudo isso, só uma pessoa foi baleada (uma manifestante) e um policial morreu por falta de ar. Fica meio sem explicação a morte de quatro policiais que teriam se matado dias depois do conflito, além de manifestantes que teriam morrido por questões "não relacionadas à invasão". O pior, no final, é a sensação de que essa situação não terminou. Milhares (talvez milhões) de americanos acham que a eleição foi roubada e estão dispostos a retomar o poder à força. Disponível na HBO Max.

Nenhum comentário: