domingo, 2 de janeiro de 2022

tick, tick...BOOM! (2021)

tick, tick...BOOM! (2021). Dir: Lin-Manuel Miranda. Netflix. Vibrante musical que marca a estreia na direção de Lin-Manuel Miranda, que agitou a Broadway com seu "Hamilton" alguns anos atrás (hoje disponível na Disney+). O roteiro de "tick, tick...BOOM!" é baseado no musical (e na vida) de Jonathan Larson (um ótimo Andrew Garfield), um compositor e dramaturgo que, assim como Miranda faria depois, deixou sua marca nos palcos da Nova York dos anos 1990.

Larson era um compositor desconhecido que trabalhava em uma lanchonete de dia enquanto passava todos os outros momentos da sua vida trabalhando em um musical. A namorada, Susan (Alexandra Shipp), uma dançarina, se sentia deixada de lado. Michael (Robin de Jesus), um ator fracassado que havia trocado os palcos por um emprego bem pago como publicitário, também ficava em segundo plano. Tudo, na verdade, ficava em segundo plano para a "futura obra prima" de Larson, que iria apresentar uma leitura do musical para críticos no final da semana.

Andrew Garfield canta, dança, toca piano e carrega o filme nas costas. As músicas (compostas pelo Jonathan Larson real) não são nenhuma obra-prima, mas são animadas e ficam na cabeça. O roteiro é estruturado a partir de uma apresentação de Garfield e banda (Vanessa Hudgens é uma das cantoras). Diversas "lendas" da Broadway fazem participações especiais, como Bernardette Peters e Bebe Neuwirth, além de membros de "Hamilton", como a cantora Phillipa Soo. O ator Bradley Whitford interpreta outra lenda dos musicais, o compositor Stephen Sondheim. Lin-Manuel Miranda faz um "cameo" como um cozinheiro da lanchonete em que Larson trabalha. A trama leve e "para cima" tem alguns momentos dramáticos, como quando retratam as vítimas da AIDS da época. Divertido. Tá na Netflix.

Nenhum comentário: