domingo, 2 de janeiro de 2022

O Espião Inglês (The Courier, 2020)

O Espião Inglês (The Courier, 2020). Dir: Dominic Cooke. Amazon Prime. Bom filme de espionagem baseado na história real de um vendedor chamado Greville Wynne (Benedict Cumberbatch). Ele era um inglês que vendia peças para máquinas em países do leste europeu nos anos 1950 e 1960. Um dia ele é convidado para almoçar com um agente do MI-6 (Angus Wright) e uma agente da CIA (Rachel Brosnahan). Eles querem que o personagem de Cumberbatch comece uma "transação comercial" em Moscou com um homem chamado Oleg Penkovsky (Merab Ninidze); ele é um coronel soviético do alto escalão que, preocupado com as manobras do premier Nikita Kruschev com armas nucleares, decide compartilhar informações com o Ocidente. Segundo ele, o premier soviético quer provocar os americanos a começar uma guerra nuclear.


O vendedor interpretado por Cumberbatch não é um espião, mas é um vendedor com muita lábia; apesar do perigo, ele consegue se aproximar de Penkovsky e começa a trazer de Moscou fotos e documentos secretos. É um filme de espionagem à moda antiga, com os soviéticos cumprindo seu papel de vilões, embora os americanos não sejam vistos como os bonzinhos de sempre (a agente da CIA interpretada por Rachel Brosnahan é muito manipuladora).

Além da trama de espionagem, há também o lado humano dos personagens. O coronel soviético é interpretado por um ótimo ator russo chamado Merab Ninidze e seu personagem cria uma grande amizade com o vendedor britânico. Há também cenas mostrando as famílias dos dois espiões (Jessie Buckley interpreta a esposa de Cumberbatch) e como o trabalho os afeta. É um bom filme, que lembra um pouco "Ponte dos Espiões", de Steven Spielberg. Disponível na Amazon Prime.

Nenhum comentário: